O melhoramento genético apenas aparenta ser um tema novo nos debates entre os produtores de bovinos. Em 1961 quatro cooperativas de Ohio, Illinois e Kentucky reuniram-se para oferecer aos seus cooperativados uma maior variedade de opções genéticas, a fim de ter maior eficiência em suas inseminações. Quatro anos mais tarde, a Central Ohio Breeding Association, a Kentucky Artificial Breeding Association, a Northern Illinois Breeding Cooperative e a Southern Illinois Breeding Association foram formalmente incorporada à Select Sires. E no dia 15 de julho de 1965, em Columbus, Ohio começou a história da Select Sires.

No início os procedimentos de inseminação não contavam com os atuais avanços tecnológicos, mas os cooperados já tinham consciência que a seleção genética era a chave para o aumento da produtividade e da evolução da raça através da progênie. Atualmente, Select Sires Inc. é a maior central de Cooperativas de Inseminação Artificial da América do Norte, formada por nove cooperativas e mais de 40.000 mil produtores e comercializa sêmen para mais de 95 países. A Select Sires é proprietária dos principais touros do ranking mundial, e ainda oferece a todos os seus cooperados e clientes os mais modernos programas de seleção, reprodução e fecundação animal.

A Select Sires do Brasil foi fundada em 2011 como uma subsidiária integral no Brasil. Nos Estados Unidos os produtores são atendidos por técnicos das cooperativas, na Europa, Ásia, Oceania e África através da empresa World Wide Sires, no Canada quem distribui a genética é a Select Sires Genervations e nos outros países da América Central e Latina os distribuidores locais fazem esse trabalho de ofertar aos pecuaristas a melhor e mais fértil genética do mundo. Apesar do crescimento, durante 50 anos a Select Sires manteve o compromisso com o atendimento ao cliente, com a qualidade do sêmen e em oferecer  genética de elite.

A missão da Select Sires é incrementar e aumentar a produtividade dos pecuaristas de corte e de leite provendo a melhor genética com a melhor fertilidade. A Select Sires inicialmente seleciona os melhores touros, utiliza o Program for Genetic Advancement (PGA) para realização do teste de progênie. O PGA contempla todas as raças leiteiras e apenas na raça holandesa, são realizados anualmente mais de 3.000 testes Genômicos para eleger os participantes do teste. Cerca de 30 touros são graduados por ano, ou seja, apenas 1% dos animais analisados são selecionados para serem doadores. Devido ao sucesso desse programa, a história da raça Holandesa e da raça Jersey se  confundem com a história da Select Sires, sendo touros como Mogul, Planet, Oman, Durham e Blackstar na raça holandesa e Action, Jace e Berreta na raça Jersey oriundos desse programa.

Produtores de leite e carne buscam os serviços de inseminação da Select Sires porque ao longo dos anos nos tornamos uma fonte confiável para a genética líder de raça e de programas de qualidade superior. A Select Sires busca constantemente aprimorar-se para oferecer programas e serviços de alta qualidade para os nossos clientes, ao longo dos últimos 50 anos.