Durante os dias 9 e 11 de dezembro, a equipe da Select Sires do Brasil (SSB) esteve visitando propriedades produtoras de leite de alto rendimento, na região noroeste do Rio Grande do Sul. Acompanhando a viagem estavam o vice-presidente da Select Sires INC, Lon Peters e o gerente da América Latina, Jorge Jara e toda a equipe administrativa.

A viagem fez parte da reunião de encerramento de ano da empresa e foi uma oportunidade para conferir os resultados obtidos com a utilização do Select Mating Service Program (SMS) e a importância do acompanhamento constante de técnicos da SSB a cada propriedade assistida. Foram visitadas três propriedades familiares com objetivos diferentes de produção leiteira e que utilizam apenas recursos próprios para administração rural.

Durante três dias foram oportunizadas trocas de experiências entre os colaboradores e produtores. No último dia de encontro, os representantes receberam uma atualização sobre os Desafios de Tendências do Agronegócio, uma palestra ministrada por Rodrigo Zambon, especialista em administração e técnico da BRF. E também inovações para o controle de Nutrição Animal com o veterinário Diego Zeni.

 

Agropecuária Sol Nascente em Ibirubá:

A propriedade de Nelson, Delci e Daniel Kussel, visitada no dia tal 9/12, explora a produção leiteira há mais de 30 anos, e há 24 anos utiliza a inseminação artificial para garantir um rebanho com tamanho moderado e de perfeita sanidade para uma alta produção de leite com qualidade de sólidos. Em 2006, por indicação do técnico Ernani Horst a família passou a utilizar o Select Mating Service Program (SMS) e desde então a propriedade faz o Registro Genealógico.

 

Com o auxílio do veterinário da SSB, Rafael Fernandes é realizada a análise Clarifide na propriedade, o acasalamento através do genoma utilizando os touros PLANET, SUPERSIRE, KINGBOY, ALEXANDER, MORPHEOUS, DREAMER. Segundo o profissional, esse sistema de análise oferece maior segurança, rapidez na evolução genética e uniformização do rebanho, já que os animais com mais conformação têm uma longevidade maior.

A equipe Select Sires ficou positivamente impressionada com a alta produtividade da propriedade, que dos 381 animais há atualmente 200 em lactação. A Agropecuária Sol Nascente atingiu uma produtividade diária de 5500 L/dia, em setembro e a estimativa é que em dezembro esse volume seja ainda maior.  O modo de criação extensivo de bezerros também foi muito elogiado pelos colaboradores SSB.

 

Conforme o proprietário Nelson Kussler, a cooperativa que coleta o leite da localidade busca lácteo com alta quantidade de sólidos e incentiva os pecuaristas a buscar a inseminação com sêmen de qualidade para aumentar a produção.

 

Cabanha Santa Clara em Humaitá:

No segundo dia de campo, os colaboradores foram levados a conhecer a propriedade de Bruno e Noeli Bickel e Marcos e Clara Padilha, onde é realizada a inseminação há 25 anos, e se faz uso do Sistema SMS desde 1998. Atualmente a genética SS está presente em 100% do rebanho, e alguns animais já são da quinta geração de linhagens Select Sires. O objetivo principal da propriedade é evoluir o rebanho em busca de animais campeões em categorias de pista e produtividade. As vacas premiadas tem produção média de 42L/dia. Além de diversos prêmios, a Cabanha Santa Clara também possui diversas vacas doadoras de embriões.

A propriedade desponta entre as melhores da região graças à parceria e confiança entre bons administradores e bons selecionadores de linhagens. Conforme Bickel, essa foi a primeira propriedade da região a fazer inseminação. "Além de investir em instalações e procuramos oportunizar o melhoramento genético para as vacas serem mais saudáveis e produzirem mais leite. Os representantes da Select Sires são amigos da família e há muitos anos auxiliam na escolha de técnicas modernas de aumentar os lucros da propriedade." Segundo Penz as principais linhagens utilizadas na propriedade são: MARK STAR, LOYAL, PLANET, MOGUL e ROBUST.

 

Bickel afirma que a propriedade passou a ter um alto padrão após a sua filha Clara Padilha assumir a administração da Cabanha, antes a alta produtividade de leite era o foco, mas o melhoramento genético para conseguir animais mais bem conformados foi mérito de Clara. A alimentação também é feita na propriedade, e Clara cuida pessoalmente dos cuidados dos animais. E segundo ela, "a inseminação foi um investimento alto no início, mas hoje estamos colhendo os frutos e temos até vacas doadoras. Já obtivemos bons resultados com a genética e nossa intensão é crescer ainda mais". A pecuarista espera que seus filhos também sigam seu exemplo, sua filha de oito anos já conquistou dois prêmios como puxadora mirim.

Além da beleza das vacas e da admirável forma de tratamentodespendida aos animais, a equipe da SS pode conhecer cinco gerações de animais SS, todos com alto padrão de pista, demonstrando a eficiência do sistema SMS. Todos conheceram um exemplo de propriedade que confiou na Select Sires e após tantos anos mantendo o alto padrão genético se utiliza a FIV como técnica de multiplicar e vender os genes de seus principais animais com o selo 100% SS.

 

Granja Gregory em Sede Nova:

Administrada por Matias e Maieli Gregory a terceira propriedade apresenta resultados ainda em formação de plantel e rebanho em adaptação ao modelo free-stall. Nesta propriedade o objetivo é atingir a máxima produtividade de cada animal e a inseminação, utilizada há apenas dez anos é utilizada como forma de garantir a plena sanidade do rebanho.

Em mais uma experiência em que a filha toma frente nos negócios da família, a equipe da SSB pode conferir um processo de modernização de técnicas de produção. "Eu só faço o investimento, quem cuida da dieta, da inseminação é a Maieli, eu acredito na minha filha e no Nacir para garantir o aumento da produtividade", confia Gregory.

O trabalho do técnico também é elogiado por Maieli. "As vacas que temos hoje são o resultado da genética da SS e da atenção que do técnico a cada animal do rebanho." Conforme o representante SSB, as principais linhagens que despontam na propriedade hoje são descendentes de PLANET, MAJOR, GOLD CHIP e MARSH.

 

Atualmente a propriedade não se dedica apenas a produção leiteira, a agricultura ainda necessita de atenção de Gregory, que também utiliza os grãos para a alimentação animal. A lavoura ampara a propriedade principalmente neste momento em que a cooperativa de captação de leite foi mudada e que o rebanho está se adaptando ao confinamento. Entretanto, segundo Maieli, os investimentos em melhoramento genético não se estagnarão. "Buscamos aumentar ainda mais a produtividade, porque compradores para bons produtos nunca faltarão".

Ao final das visitas o vice-presidente da Select Sires INC, Lon Peters, elogiou o trabalho realizado nas propriedades selecionadas, os cuidados com sanidade e alimentação do gado. Segundo ele, no caso de fêmeas a genética auxilia na taxa de prenhes e do potencial de produção, mas o manejo e a nutrição são essenciais para o aumento da produtividade.  

 

Workshop de administração e manejo

No último dia de encontro, os colaboradores receberam orientações para melhor compreenderem os motivos do por que aquelas propriedades visitadas são exemplares. Os colaboradores conheceram os Desafios de Tendências do Agronegócio, em uma palestra ministrada por Rodrigo Zambon, especialista em administração e técnico da BRF, e as inovações para o Controle de Manejo e Nutrição Animal com o veterinário Diego Zeni.

 

Resultados da viagem

Conforme o gerente comercial, Éverson Nunes a viagem buscou oportunizar uma troca de experiência entre colaboradores de diversos estados, foi uma forma de demonstrar que os programas SS são mais importantes do que simplesmente a venda de produtos. "Ao mostrar cases de sucesso in loco, todos puderam conhecer essas histórias e aprender novas técnicas de trabalho".

O vice-presidente da Select Sires INC, Lon Peters parabenizou equipe da SSB pelo ótimo trabalho desempenhado nos últimos quatro anos, no Brasil. "Ao ver o interesse dos representantes em analisar minuciosamente cada animal nas propriedades; conhecer o pedigree, a história, a linhagem de cada vaca; tive a certeza de que estamos trabalhamos com as pessoas certas". Para ele, a equipe SSB tem excelência, não só porque obtém um rendimento satisfatório economicamente, mas porque é formada por pessoas que conseguem ter um ótimo relacionamento com os produtores.

O gerente da América Latina, Jorge Jara acredita que um dos aspectos mais positivos foi visitar os três produtores de sucesso. "As três propriedades foram muito bem escolhidas, cada uma com objetivos diferentes. Todos tiveram a possibilidade de ver um gado de ótima qualidade que provêm de nossos touros, especialmente na propriedade onde foi feito o acasalamento por mais de cinco gerações, os representantes puderem ver o poder dessa genética utilizada de maneira direcionada conforme os objetivos da propriedade". Para Jara quem está a mais tempo na empresa, ver propriedades de sucesso não é novidade, mas os colaboradores mais novos puderam ver como o programa funciona e é um incentivo maior para continuar persistindo na busca de clientes.

Peters e Jara apontam que a principal dificuldade dos representantes é adquirir confiança do cliente. Segundo eles, o reconhecimento não é imediato, primeiro é necessário convencer o produtor a confiar na genética, sendo possível ter uma gratificação quando nasce o animal, mas a satisfação do cliente se dá apenas no momento em que a novilha tem sua primeira cria e o produtor comprova o aumento de sua produção. Esse processo pode demorar mais de um ano, nesse período é importante ter perseverança e assistir corretamente a propriedade.

                                                                                             .