Iniciativa faz parte do Programa ART Brasil da Select Sires que aposta no crescimento da raça Jersey e Holandesa no país

 

O primeiro touro Jersey do Programa ART Brasil, criado pela Select Sires do Brasil, já está disponível para os pecuaristas de todo Brasil. Trata-se do touro 9JE216 Della (7JE1709), com origem na propriedade Pine-Tree Dairy, uma importante fazenda produtora de genética em Ohio (EUA).

Della é um filho de 7J1477 Saint em uma vaca 7J1375 CHISEL, ou seja, totalmente aberto para linhagens VALENTINO. O touro 9J216 Della apresenta uma genética moderna, com destaque para a alta produção de sólidos, vida produtiva e DPR (taxa de prenhez das filhas).

De acordo com Daniel Moreira, veterinário da SSB, Della é mais uma importante opção para os pecuaristas no Brasil. “Justamente por se tratar de um touro bastante completo, com alta produção, vida produtiva, saúde e fertilidade”, destaca o veterinário.

 

Programa ART Brasil

O programa ART Brasil, que teve início em 2015 com a importação de embriões elite, passou em 2017 a outro patamar, com a importação de touros vivos da elite da raça holandesa e Jersey vindos dos Estados Unidos. “Estamos disponibilizando ao produtor de leite uma grande quantidade de uma genética diferenciada. Todos os animais que chegaram ao Brasil passaram por um rígido critério de seleção que levou em conta as demandas genéticas do produtor brasileiro”, afirma Felipe Escobar, gerente de produto da Select Sires.


A importação dos animais da raça Jersey foi motivada pela grande ascensão no mercado brasileiro nos últimos anos. A genética importada é oriunda dos touros World Cup e Saint. “É importante ressaltar que a possibilidade de importação dos animais da raça Jersey aconteceu devido a um investimento grande da Select Sires na raça dentro dos EUA, incrementando o seu programa de seleção de touros em mais de 35%”, revela Escobar.