Curso apresentou todas as etapas, desde a seleção da vaca e do touro, bem estar animal e aspectos como condição sanitária e nutricional

Promover a capacitação técnica da inseminação artificial em bovinos de forma adequada e com resultados positivos, é o objetivo da parceria firmada entre a Select Sires do Brasil (SSB), empresa dedicada ao melhoramento genético de bovinos de produção, e a Unijuí, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O convênio de qualificação profissional reuniu alunos,  produtores rurais e técnicos agrícolas nos dias 4, 5 e 6 de outubro, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural da Universidade, em Ijuí.

Responsável pelo Departamento Técnico da Select Sires Brasil, o médico veterinário Daniel Kanheski Moreira ministrou as aulas teóricas do curso, abordando assuntos como a interpretação de catálogos de touros e a identificação de qual o melhor touro a ser usado em diferentes rebanhos. O veterinário salientou o atendimento de a Unijuí em preparar a infraestrutura adequada para salas, laboratórios de aula e centro de manejo das aulas práticas.

- Estamos muito satisfeitos, pois a Unijuí é uma Universidade bem conceituada, tendo um quadro de professores extremamente qualificados que  certamente passarão para os alunos todo o conhecimento necessário para eles atuarem no campo – aponta Daniel.

 O convênio com a Unijuí traduz o conceito da Select Sires sobre a constante busca por parceiros em potencial. Com a metodologia de trabalho focada em atender e promover a melhor genética ao produtor rural, a Select Sires do Brasil proporcionou mais um maneira de difundir a inseminação no Brasil e profissionalizar o produtor do campo. 

 

Sobre a Select Sires:

 

Considerada a maior central de cooperativas de inseminação artificial de bovinos do mundo, a Select Sires (SS) conta com alguns dos maiores e melhores programas particulares de melhoramento genético e de alta fertilidade para gado de leite e de corte.