As primeiras doses deverão estar disponíveis no início de junho

 

A partir da aquisição de cinco touros de elite da raça holandesa oriundos do programa ART Select Sires nos EUA, escolhidos com o máximo de critério e em decisão conjunta entre as equipes técnicas da Select Sires em Ohio e no Brasil, a Select Sires do Brasil vai comercializar e  produzir  sêmen convencional e sexado de tourinhos importados direto no Brasil. A genética dos touros é extremamente moderna, sendo três filhos de 7HO12600 Modesty, um 7ho13373 Flagship e um 7HO12615 Scenario (filho de Montross). O GTPI dos touros varia entre a casa dos 2700 e a casa dos 2850, sendo todos destacados para produção de leite e Tipo.

 

O  Gerente Técnico SSB, Felipe Escobar, destaca que este processo foi um pioneirismo e que esses touros apresentam genética similar a que está sendo vendida como elite no mundo inteiro, estando mais acessível ao produtor brasileiro. “Os touros elite geralmente são os mais jovens e possuem demanda mundial. Por serem jovens, não conseguem produzir o suficiente para atender todos os mercados. A prioridade é destinar 85% do seu sêmen ao mercado nacional, com uma  pequena quantidade aos mercados da América Latina”, afirma Felipe. 

 

Além disso, Escobar explica que o projeto vinha sendo debatido desde a liberação da importação de animais vivo. 

 

- O programa denominado ART Brasil , interligado ao ART que existe na SS americana e tem como objetivo identificar e desenvolver animais expoentes na raça,  iniciou com a importação de embriões elite para produção de touros nacionais e seguiu para um outro patamar agora com a importação destes touros.

 

Select Sires do Brasil projeta expansão para 2017

Com a presença do vice-presidente da Select Sires, Lon Peters, ocorreu nos dias 15 e 16 de março a convenção anual da Select Sires do Brasil, em Bento Gonçalves, RS. Durante o encontro, Felipe apontou que, atualmente, a Select Sires do Brasil é a segunda maior importadora de sêmen da genética SS, atrás apenas do Canadá, demonstrando um crescimento de 14% em 2016 quando comparado ao ano de 2015. Foi destacado ainda o crescimento de 37% que a empresa apresentou nas vendas de sêmen de gado de corte.  O mercado de vendas da genética Select Sires na América Latina apresenta 20 distribuidores. Em relação a venda de sêmen SS no Brasil, existe a expectativa de crescimento superior a 30% em doses comercializadas em território nacional.

 

 

 Sobre a Select Sires do Brasil

A SELECT SIRES DO BRASIL GENÉTICA Ltda é uma empresa dedicada ao melhoramento genético de bovinos de produção, com foco principal nas raças de origem Europeia. A empresa foi fundada no dia 1º de Janeiro de 2011 e tem como atividades principais a comercialização de material genético através de sêmen e consultoria genética e reprodutiva para seus clientes. A SELECT SIRES DO BRASIL foi fundada através da aquisição de um distribuidor da SELECT SIRES Inc. que atuava no Brasil. A Select Sires Inc. é uma Central de Cooperativas de Inseminação Artificial (IA) americana, com sede em Plain City, Ohio, fundada em 1º de Julho de 1969 através da fusão de diversas Cooperativas de IA. A Select Sires Inc. possui empresa própria nos EUA e no Canadá, mas atua em todos os continentes através de distribuidores que compram e revendem seu produto.