Os  touros foram escolhidos com o máximo critério e em decisão conjunta entre as equipes técnicas da Select Sires em Ohio e no Brasil.

 

A equipe técnica da Select Sires do Brasil esteve reunida na última semana em Campinas (SP) com representantes da SS EUA para tratar da importação de  cinco touros de elite da raça holandesa. A genética dos touros é extremamente moderna, sendo três filhos de Modesty, um flagship e um scenario (filho de montross). O gtpi dos touros varia entre a casa dos 2700 e a casa dos 2850, sendo todos destacados para produção de leite e Tipo.

 

O  Gerente de Produto da Select Sires , Felipe Escobar, destaca que este processo foi um pioneirismo da Select Sires e que a empresa pretende comercializar sêmen convencional e sexado dos tourinhos importados direto no Brasil: “o projeto vinha sendo debatido desde a liberação da importação de animais vivo.  O programa denominado ART Brasil , interligado ao ART que existe na SS americana e tem como objetivo identificar e desenvolver animais expoentes na raça,  iniciou com a importação de embriões elite para produção de touros nacionais e seguiu para um outro patamar agora com a importação destes touros”.

 

Além disso, esses touros apresentam genética similar a que está sendo vendida como elite no mundo inteiro e estará mais acessível ao produtor brasileiro: “touros elite geralmente são os mais jovens e possuem demanda mundial. Por serem jovens, não conseguem produzir o suficiente para atender todos os mercados. A prioridade é destinar 85% do seu sêmen ao mercado nacional, com uma  pequena quantidade aos mercados da América Latina”, finaliza Felipe.

 

Sobre a Select Sires do Brasil

A SELECT SIRES DO BRASIL GENÉTICA Ltda é uma empresa dedicada ao melhoramento genético de bovinos de produção, com foco principal nas raças de origem Europeia. A empresa foi fundada no dia 1º de Janeiro de 2011 e tem como atividades principais a comercialização de material genético através de sêmen e consultoria genética e reprodutiva para seus clientes. A SELECT SIRES DO BRASIL foi fundada através da aquisição de um distribuidor da SELECT SIRES Inc. que atuava no Brasil. A Select Sires Inc. é uma Central de Cooperativas de Inseminação Artificial (IA) americana, com sede em Plain City, Ohio, fundada em 1º de Julho de 1969 através da fusão de diversas Cooperativas de IA. A Select Sires Inc. possui empresa própria nos EUA e no Canadá, mas atua em todos os continentes através de distribuidores que compram e revendem seu produto.