A Select Sires Brasil realizou entre os dias 20 e 23 de junho a 1º Gira Integração Corte SC/RS. O evento destinado a técnicos e criadores de bovinos de corte de Santa Catarina, propôs uma 'gira' pelo estado gaúcho com o objetivo de apresentar propriedades de genética superior e criação de gado de corte comercial. "A intenção destas visitas foi proporcionar a visão de novas expectativas aos convidados, apresentando propriedades de genética superior e também criadores de gado de corte comercial", salienta Breno Cunha, gerente de departamento de corte da SSB.

Os criadores visitados, além de utilizarem genética da Select Sires Brasil, em sua grande maioria também fornecem para a empresa touros para bateria de corte nacional. "Os participantes da Gira puderam conhecer a história e o sistema de criação dos locais visitados, o que contribuiu para engrandecer ainda mais seus conhecimentos", destaca o gerente. As palestras realizadas dentro da programação contaram com a participação de convidados e associações, como as das raças Angus e Hereford e a ANC - Associação Nacional de criadores.

Para Breno, apesar das distâncias entre as fazendas e da agenda cheia devido às atividades propostas no final do dia, a turma se manteve motivada: "Foi muito prazeroso constatar que criadores da genética SSB estão colhendo bons frutos. Durante as viagens encontramos ótimos filhos de Courage, Comrade, Capitalist e muitos outros touros da nossa bateria. Assim concluímos que os programas de melhoramento utilizados por nossos parceiros são exitosos".

 

Cabanhas visitadas:


Cabanha S2 - Localizada em Taquara, a Cabanha S2 foi visitada no dia 20/06 (segunda-feira). Criadores de Angus, tem com objetivo a produção de touros e trabalham com um plantel PO, onde comercializam seus produtos direto na propriedade. Entre os seus animais de destaques na propriedade estão os filhos de Harry, Regis e Great Divide.

 

Cabanha Umbu: Localizada em Cachoeira do Sul, a Cabanha Umbu trabalha com a raça Angus e com planteis PO e PC. É produtora de touros e matrizes para sua reposição e também para venda. Essa propriedade tem um histórico de campões nas provas de rústicos, sendo na grande maioria oriundos de genética Select Sires. Em destaque animais filhos de Bextor, Change up, Regis, Harry e em especial filhos de Grid Maker, dos quais um está em 45 colocado em destaque na listagem dos touros jovens do Promebo.

 

Cabanha Seival del Toro: Também localizada em Cachoeira do Sul e trabalhando com a raça Angus, a Cabanha Seival Del Toro busca animais carniceiros com DEP's para facilidade de parto e habilidade materna. Em destaque possuem animais filhos de Fullback, Grid Maker, Great Devide, Comrade. 

 

Cabanha São Fernando: com mais de 100 anos de seleção e especializada em Hereford e Braford. Localizada no município de Quarai, a Cabanha além de ser parceira da SSB no touro Hereford Zorro, busca produzir para o seu uso, touros e ventres de reposição. Sendo assim, possui critérios muito sérios de seleção, e para comércio acaba restando um número pequeno e seleto de reprodutores. Em destaque está o touro Zorro.

 

 

Agropecuária Nemitz: No município de Manoel Viana o grupo visitou a Agropecuária Nemitz, uma das principais fonte de genética Angus para a bateria de corte nacional SSB.  São produtos deles os touros Veles, Tinto e Malta, demonstrando assim, o quanto esta propriedade trabalha com seriedade nos programas de seleção. Um dos seus principais touros, o Veles, retornou para a central de coleta após ter comercializado 15000ds de sêmen em seu primeiro ano de venda, do qual obteve esses números por possuir um alto índice de fertilidade no uso em IATF, superior à média da raça.

 

Fazenda Santa Cecilia: No último dia de visitas o grupo foi até Santiago, na Fazenda Santa Cecilia. A fazenda cria angus há 48 anos e o seleciona à 34, usando genética americana e tem como critério de seleção o uso de touros superiores em características de carcaças, como marmoreio e área de olho de lombo. Produz touros com índices de produção de carne de qualidade, selecionados com ferramentas como o Promebo e avaliação por ultrassonografia, comercializando-os em um remate anual na cidade de Santiago. Em destaque filhos de Comrade, Limelight e Courage.

 

Estância São Rafael: A última visita foi realizada na Estância São Rafael, criatório de Brangus somente de pelagem vermelha. A Estância tem como objetivo principal, produzir touros de alta qualidade genética para o uso em seus rebanhos, e para isso, trabalha com forte pressão de seleção, buscando animais com alto rendimento de carcaça, acabamento de gordura, bom temperamento, adaptabilidade e habilidade materna. Em destaque vimos 3 lotes de touros filhos do Coringa, com diferença de 6 meses entre os lotes, todos impecáveis na consistência racial, comprimento, profundidade e precocidade que o touro imprime.

 

Palestras

Após o primeiro dia de visita ocorreu a palestra ministrada por três palestrantes, representando a associação de Angus, Dr. Fabio Medeiros e Mateus Pivato, explanaram sobre programas de Carne Angus, e Terneiro Certificado, já o Dr. Fernando Veloso palestrou sobre Casos de Sucesso em Programas de Acasalamentos, desenvolvidos por criatórios nos EUA, e no Brasil.

Na segunda noite, foi realizada a apresentação de duas associações: A Associação Brasileira de Hereford e Braford, onde o produtor Celso Jaloto, dividiu com os participantes um pouco de suas experiências exitosas com as raças e seus programas, além de informações sobre o programa Carne do Pampa, comentado por Fabiana Freitas, gerente do programa. Já a Associação Nacional de Criadores HERD-BOOCK COLLARES, apresentou através da Coordenadora do Promebo, Fernanda kuhl, a forma de utilizar o sumário como fonte de definições a seguir para nossos acasalamentos, além da grande importância de usar os índices e avaliações serias para uma produção de sucesso.

No último dia ocorreram três palestras. A primeira sobre técnicas direcionadas a reprodução com tecnologia como ferramenta de sucesso, onde o veterinário Normelio Alves do laboratório Zoetis, presentou números de sucesso do uso da IATF, protocolos e produtos para a técnica. vNa sequência ocorreram mais duas palestras com veterinários. Alan Barbieri falou sobre transferência de embriões, e Joel Zanatta trouxe resultados de trabalho com protocolos de IATF em novilhas.

 

Sobre a Select Sires Brasil

Considerada a maior central de cooperativas de inseminação artificial de bovinos do mundo, a Select Sires Brasil (SSB) conta com alguns dos maiores e melhores programas particulares de melhoramento genético e de alta fertilidade para gado de leite e de corte.